Artrose do Quadril

O que é?

Artrose do quadril ou Coxartrose é uma doença degenerativa crônica da articulação coxofemoral, resultado do desgaste e destruição da cartilagem desta articulação.

Causa?
Existem diversas causas e algumas vezes não conseguimos identificar. Podemos até dividir em causas mecânicas, infecciosas, inflamatórias, traumáticas, etc. Incluindo a Artrite séptica do quadril, Artrite reumatóide, espondilite anquilosante, Impacto femoro acetabular, Fraturas de Colo femoral, Luxação coxofemoral, Necrose avascular da cabeça femoral, Sequela de epifisiolise, Sequela de Displasia do desenvolvimento do quadril, Sequela de Legg Calvé-Perthes, entre outras..

Sintomas?
Principal sintoma é a dor localizada na articulação do quadril. Apresenta limitação de movimento, sendo a rotação interna a primeira a ser bloqueada. Ás vezes, a dor irradiação pela face interna da coxa até o joelho do mesmo lado. Piorando com a movimentação desta articulação.

Tratamento?
Na maioria das vezes é conservador, vai depender da sintomatologia, da limitação, do grau radiológico da Artrose. Procure um especialista em quadril e tire suas dúvidas e orientação para o melhor tratamento.

Osteonecrose da Cabeça femoral

O que é?
É o estado de morte do tecido ósseo da cabeça femoral .

Causa?
Causada pela interrupção do fluxo sanguíneo normal da cabeça femoral. Isso acontece em situações traumáticas (fratura de colo femoral e luxação do quadril ) e em situações atraumaticas (Corticoide, alcoolismo, Lupus eritematoso Sistemico, Artrite reumatoide, anemia Falciforme, Disbarismo, entre outros)

Sintomas?
No início, por vezes, assintomáticos ou com leve dor na virilha, piora na mobilização do quadril, principalmente na rotação interna. O diagnóstico é baseado no exame clínico, físico e por ressonância.

Tratamento?
A progressão da doença e extensão da necrose é rápida nos primeiros 2 anos, com colapso da cabeça femoral em 85% em pacientes sintomáticos. O uso de muletas e repouso no leito não impede a evolução da osteonecrose. Existem tratamento cirúrgicos como descompressão da cabeça femoral, osteotomias do fêmur proximal e Artroplastia do Quadril. Procure um especialista em quadril e tire suas dúvidas e orientação para o melhor tratamento.

Impacto Fêmoro-Acetabular

O que é?
Qualque alteração morfoestrutura da cabeça femoral/acetábulo causará impacto entre estas partes, com destruição da cartilagem articular e evolução para coxartrose

Causa?
Esportes de impacto, corridas, golfe, tênis, futebol, lutas, como capoeira, judô, jiu-jitsu, praticados por pacientes com predisposição anatômica, ou seja, com deformidades na formação do quadril.

Sintomas?
Dor no quadril, na virilha, com irradiação para face interna da coxa até o joelho. Pode ser confundida com a distensão muscular.

Tratamento?
Desde o tratamento conservador, com analgésicos, fisioterapia e repouso até procedimento cirúrgico aberto e artroscópico do quadril. Procure um especialista em quadril e tire suas dúvidas e orientação para o melhor tratamento.

Fratura do Fêmur

O que é?
Fratura é a “quebradura”, no caso do fêmur. Um dos ossos mais fraturados em paciente idosos. Nos assuntos relacionados ao quadril, se destacam a fratura do fêmur proximal, fratura do colo femoral e fratura da região trocantérica e subtrocantérica. Vide imagem.

Causa?
Existem causas traumáticas e patológicas. A Idade avançada é uma importante condição para as fraturas de fêmur proximal, devido a existência da osteoporose nestes pacientes. Queda de própria altura nos idosos, trauma de alta energia em paciente jovens, tumores, infecção são causas comuns destas fraturas.

Sintomas?
Dor intensa e incapacitante no quadril acometido. Deformidades como encurtamento e rotação externa do membro. Impossibilidade de deambulação.

Tratamento?
Cirúrgico. Dependendo da localização, da estabilidade da fratura, da idade do paciente e condições clínicas do paciente, é indicado uma técnica cirúrgica adequada. Podemos citar parafusos, placas, haste femorais intramedulares, e prótese de quadril, todas são utilizadas para a fixação da fratura do quadril. Procure um especialista em quadril e tire suas dúvidas e orientação para o melhor tratamento.

Artroplastia do quadril

O que é?
É a substituição da articulação do quadril através de uma prótese de quadril. Isso acontece devido artrose sintomática e incapacitante do quadril

Causa?
Artrose sintomática e incapacitante do Quadril. Fratura desviada em idoso.

Sintomas?
Dor intensa e incapacitante no quadril acometido. Deformidades como encurtamento e rotação externa do membro no caso das fraturas. Impossibilidade de deambulação.

Tratamento?
Substituição articular do quadril é realizado através da colocação de uma prótese de quadril. Esta pode ser Prótese Parcial ou Bipolar, a qual é preparado só um componente, o femoral. Prótese Total do Quadril, quando há a colocação tanto do componente acetabular como do femoral. Podem ser Totalmente cimentada (quando tanto no acetábulo como no fêmur é usado cimento ortopédico, um polimetilmetracrilato) Totalmente Não Cimentada (quando ambos componentes são fixados no osso por pressão, impactação) ou Híbrida (quando um componente é cimentado e o outro é não cimentado, geralmente o fêmur é cimentado). Quanto ao revertimento da articulação, os mais utilizados são cabeça femoral metálica/acetábulo polietileno crosslinked, cabeça femoral cerâmica/acetábulo cerâmica e cabeça femoral cerâmica/acetábulo cerâmica. A prótese é escolhida para cada paciente dependendo da idade, atividade de vida diária, qualidade óssea, expectativa de vida, entre outros fatores. Procure um especialista em quadril e tire suas dúvidas e orientação para o melhor tratamento.

Clínica Osteo

Av. Pontes Vieira 2651, São João Do Tauape, Fortaleza

Citycor

Av. Senador Virgílio Távora, 1070a, Meireles, Fortaleza

Hospital OTOclínica SUL

Av. Edilson Brasil Soares, 1520, Edson Queiroz, Fortaleza